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EDUCACIONAL

Método Fônico

Se podemos afirmar que todo o ser humano nasce com os requisitos necessários para aprender a falar em um curto espaço de tempo, não podemos fazer a mesma afirmação quanto a aprender a escrever.

A escrita é um produto cultural adquirido por meio da relação ensino-aprendizagem. Para aprender a escrever, a criança precisa viver em uma sociedade letrada ou ter acesso ao ensino do letramento. Se o meio não for apropriado, a criança terá domínio muito precário da língua escrita. 


O processo fônico de alfabetização consiste no ensino da leitura partindo-se do som da letra para a sua representação gráfica; da sílaba para a palavra, e desta para a frase. O professor, antes de ensinar as consoantes, prepara os alunos ensinando-lhes as vogais.


  1. etapa: ensino do som da vogal escolhida e, simultaneamente, sua representação gráfica; 
  2. etapa: combinação das vogais entre si (ai; ei; eu...), logo após, as combinações com consoantes (pá; pé; pó;...)


Assim que a criança conhece os sons e sabe reconhecer a representação das vogais, tem seqüência o ensino das consoantes, que obedece ao seguinte critério:


  • Ensino da articulação do som que corresponde à consoante; 
  • Sua representação gráfica
  • Sua ligação com as vogais
  • Formação de palavras
  • Formação de frase


A escolha das consoantes é feita com base no cotidiano da criança, ou seja, as primeiras sílabas ensinadas são construídas com consoantes que permitem a formação de um vocabulário conhecido pelo educando. Com as palavras, os alunos passam a construir frases, sempre associadas ao seu cotidiano, para, posteriormente, terem contato com textos integrais.  


A eficácia do processo fônico de alfabetização pode ser comprovada por algumas das conclusões publicadas pelo National Reading Panel, nos Estados Unidos:


  • A manipulação de fonemas é altamente eficaz sob as mais variadas condições de ensino
  • A aplicação sistemática do método fônico produz benefícios para crianças com dificuldades em leitura
  • O desempenho dos alunos é pior em classes que usam menos o método fônico;
  • Alunos que foram alfabetizados por meio do método fônico demonstram melhor capacidade para decodificar textos e ler em voz alta.

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